Equilibrando a balança do Marketing

marketing2sHora em outra vemos algumas MPEs pensarem o seguinte em relação a marketing: “somente grande empresas podem ter marketing, isso é muito caro!” Ou talvez, “Claro que a empresa y expõe na mídia, ela tem caixa para isso!”.

Mas quem foi que disse que é necessário investir uma fortuna de dinheiro para ter retorno com práticas de marketing? O que, você duvida? Então não deixe de ler até o final…

Existem várias formas de executarmos estratégias de marketing sem investir muito dinheiro, e até em alguns casos nenhum dinheiro, veja alguns exemplos que podem ser implantados hoje mesmo em sua empresa:

A tal mídia espontânea
mídia-espontâneaO mercado midiático de forma em geral, busca algumas características em suas publicações sendo em suma classificado por seu ineditismo, atualidade ou interesse geral. Portanto caso você tenha uma novidade, sendo ela um produto inovador, um fato inusitado e relevante ao mercado, curiosidades sobre seus produtos e serviços, esses são pretextos interessantes que podem gerar interesse do mercado midiático, digamos, que de forma mais ‘natural’ para a divulgação.

Claro que para facilitar a execução dessa estratégia, requer que o empreendedor ou algum de seus funcionários, tenha um relacionamento estreito com a parte midiática, papel esse desempenhado pelos assessores de imprensa, ao mínimo para conseguir estabelecer contato e mostrar o quão relevante é sua novidade.

Fala que eu te escuto
marketing_influenciaUma das mais poderosas formas de chegar a novos clientes é através dos próprios clientes, ou seja, o bom e velho ‘boca a boca’. Empresas que já entenderam isso, com certeza, possuem um diferencial competitivo dos concorrentes que não levam isso a sério.

Esse comportamento de compartilhar experiência e repartir incertezas é uma característica marcante do ser humano, e ainda, especialistas na área relatam que não existem setores específicos para utilização dessa prática, pois ela funciona para qualquer empresa.

Guerra é Guerra
Para muitos uma maluquice sem tamanho, para outros uma forma muita criativa e impactante de se comunicar com seu público, em seu conceito temos a seguinte definição: “O marketing de guerrilha tem como objetivo fazer a marca ser falada, enquanto a publicidade faz uma campanha tradicional para ser assistida, o marketing de guerrilha cria uma história inusitada para ser contada, falada e compartilhada”.

guerra_eh_guerra

Mas nessa guerra o que vale é a criatividade, seja ela uma intervenção urbana, utilizando postes, faixas e calçadas, seja através do corpo a corpo, quando atores e modelos abordam o público promovendo a interação com a marca, seja na própria internet ou, sério mesmo, seja o que a imaginação permitir.

Então… está esperando o quê?

Agora que você está terminando de ler esse post e viu algumas formas para intensificar o seu marketing sem gastar muito dinheiro, ou talvez nenhum dinheiro, vamos para a prática?

Sugiro que você pesquise alguns cases na internet e comece o quanto antes a ‘bolar’ uma campanha voltada para as diretrizes e estratégias de sua empresa.

Pense nisso!!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s