[FILME] Lincoln

Lincoln_2012_Teaser_PosterBaseado no livro “Team of Rivals: The Political Genius of Abraham Lincoln”, de Doris Kearns Goodwin, o filme se passa durante a Guerra Civil norte-americana, que acabou com a vitória do Norte. Ao mesmo tempo em que se preocupava com o conflito, o 16º presidente norte-americano, Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis), travava uma batalha ainda mais difícil em Washington. Ao lado de seus colegas de partido, ele tentava passar uma emenda à Constituição dos Estados Unidos que acabava com a escravidão.

O grande desafio era persuadir a maioria do plenário para abolição da escravatura.

Mas como aqui eu sempre tenho a intenção de trabalhar com o olhar da gestão empresarial e procurar uma relação com nossa realidade no dia a dia das empresas, vamos deixar de lado, ao menos por hora, as questões jurídicas, históricas e até sociológicas deste drama.

Meu objetivo é manter o foco sob a ótica empresarial e tratar alguns pontos presentes no filme que são essenciais para todos que desejam exercer influência e liderança, sendo eles: foco, determinação e forças políticas… então vamos nessa!!!

1. Foco
Seja no drama do filme, ou em qualquer atividade real, essa característica é absolutamente essencial para profissionais de alta performance, na verdade o que percebemos nas empresas, é que aquelas pessoas que possuem foco e direcionamento no desenvolvimento de suas atividades, entregam um resultado – em geral – acima do esperado, gerando assim um sentimento de superação e realização, e mais, quando falamos de foco, esse assunto está altamente correlacionado com o termo produtividade, outra característica de grandes profissionais.

Portanto após colocado essas palavras, voltemos um pouco ao filme e veremos a importância do foco na entrega de resultados arrojados, em curto espaço de tempo e geralmente com poucos recursos, todos esses fatores estavam presentes na trama no momento em que Lincoln decide lutar pela causa de abolição da escravatura, contudo esses mesmo fatores foram combustíveis para mover a bravura e direcionar o então presidente a estratégia de ação e fazer com que todos os artifícios necessários para sua execução fossem então posto em prática.

2. Determinação
De certa forma, você pode estar se perguntando: “Espera um pouco, foco e determinação estão separados… Mas como ter foco e não ter determinação?” Bem, eu te respondo que sim, eles são pontos separados porem interligados para que tenha entrega de resultados.

A determinação é responsável por mensurar o quanto você é capaz, gostaria ou quer se entregar para a execução de determinada atividade, tarefa ou projeto. Portanto você definir o foco do trabalho e organizar as tarefas e entregas de acordo com sua determinada prioridade, é a grosso modo a parte mais fácil de todo o trabalho, o importante mesmo é a ação… e cá para nós, é aqui onde cerca de 80% das empresas e pessoas deixam morrer seus objetivos: execução.

Portanto, quando trassamos um paralelo entre o filme Lincoln e nossa realidade, tanto empresarial quanto pessoal, vemos a clara importância da determinação naqueles que são responsáveis pela execução, os quais em suma maioria dos casos são nós mesmos, certo…

Ok… Momento de reflexão né? Hehehehe, já estou terminando para refletirmos um pouco sobre o assunto.

3. Forças políticas
Talvez o fator menos importante para a execução de tarefas e entrega de objetivos, mas é claro, não deve e não pode ser descartada em hipótese alguma… Atenção, digo “menos importante” no sentido que a determinação e foco nesse contexto que estamos abordando, é muito mais influente do que apenas sua rede de networking com alguns nomes ‘poderosos’.

Pois vejamos, o sentido que aqui estamos tratando e o qual verificamos no filme, se refere à entrega de valor para a sociedade e uma fortíssima ideologia social, ou seja, estou falando em contar história e vendê-las ao seu público de interesse. Absolutamente foi o que, o então presidente Lincoln fez, pois tinha em seu campo alinhado número insuficiente de votos para conquistar a vitória em plenário, portanto com muita sabedoria e maestria, conduziu um discurso direcionado e impactantes, atingindo pessoas chaves de influencia, fazendo com a maioria no momento da decisão estivesse ao seu lado.

Antes de começar a criticar os defeitos dos outros, enumere ao menos dez dos teus. Abraham Lincoln

Ótimo, portanto após termos visto um ponto de vista sobre alguns aspectos extraídos do filme e traçado o paralelo com nossa realidade, que agora possamos pensar, em como podemos ter mais influência e poder de realização em nossas atividades, sendo observados os recursos que você dispõe? Será que você está alinhado à estratégia da empresa, ou que por ventura, sua equipe esteja desconexa da composição de objetivo e foco de execução?

Pense nisso!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s