Alta Performance

Imagine você, gestor de um determinado departamento na empresa em que trabalha, onde a composição da equipe desse departamento seja heterogênea no sentido de formação acadêmica à atitudes comportamentais… Imaginou? Então continue comigo e veja se concorda com minhas reflexões…

Recentemente busquei ler e escutar mais sobre os vários tipos de liderança, e ainda outros que tratavam sobre a liderança entre os indivíduos da equipe, durante essa simples pesquisa, teve uma situação que me deixou intrigado, ela ocorreu em um fórum de tecnologia que participei, o qual o tema de uma das palestras era: Como liderar uma equipe formada por ‘gênios’ e ‘meros mortais’?

De forma bem genérica e pontual, posso afirmar que aqueles gestores que conseguem transmitir para sua equipe confiança e responder as questões abaixo, esse naturalmente terá maiores chances de sucesso na integração da equipe e o desenvolvimento do trabalho coletivo:

– Por que é importante que você cumpra essa tarefa?
– Qual a importância do colaborador ‘a’ para o trabalho na equipe?
– O que EU preciso de VOCÊ e o que você precisa de mim?

A realidade é que o dia a dia das empresas, geralmente nos deparamos com fatores de difícil controle e gerenciamento, tanto internos quanto externos. O que acarreta em diversas vezes a necessidade de manutenção da estratégia empresarial, dificultando os gestores no dimensionamento dos recursos, o que de fato, não é pressuposto para não entregar o resultado esperado, e isso deve ser repassado para a equipe em forma de metas, ou seja, divida seu problema e realize-o em partes, com essa atitude sua equipe verás o copo encher a cada entrega efetuada, e caso não haja entrega, o gap será nítido.

O fato é que as equipes de alta performance são formadas por profissionais que se complementem em suas funções, desempenhando assim cada qual uma atividade específica, mas que no final do projeto, o objetivo global seja atingido e entregue como previsto no escopo. A grande dificuldade que os gestores enfrentam é encontrar a sinergia entre todos os envolvidos da equipe, fazendo com que os ‘gênios’ entenda e colabore para o desenvolvimento do trabalho coletivo.

Alta competitividade e performance. (Internet)

Alta competitividade e performance. (Internet)

Portanto aqueles profissionais que possuem facilidade na captação e criação dos objetivos, devem absorver uma função de multidisciplinaridade na equipe e buscar integração com os demais, com isso o gestor será capaz de mostrar a importância de cada integrante, seja ele um ‘gênio’ ou um ‘mero mortal’, o que importa aqui é a delimitação e importância de cada profissional.

Ok, mas como fazer com que haja sinergia no grupo, sendo que o tal ‘gênio’ terá mais facilidade e portanto, será mais ágil na realização de seu trabalho? Essa pergunta foi necessária para me ajudar a definir o que eu preciso de você e vice-versa…

Supostamente o ‘gênio’ possui muita vantagem em relação aos ‘meros mortais’, pois então o trabalho do gestor será em mostrar ao gênio suas limitações e em contra partidas pontos fortes dos demais que equiparam com essa debilidade, talvez essa manobra seja arriscada e pode colocar o gênio em uma situação desconfortável, pelo fato de pessoas com essa característica possuir um ego acima do normal, e assim julgar que sabe absolutamente tudo, portanto possui poderes supremos, imagine só!

O ‘pulo do gato’ nessa situação é não dar um trabalho relativamente simples ao ‘gênio’, aproveite essa vantagem do mesmo, e sempre lhe entregue a maior complexidade possível, com isso você estará desafiando-o, que é o que ele espera. Mas quer dizer que os demais devem ser desprezados e as partes mais fáceis serem executado por estes, dado sua baixa capacidade? Peeeeeem, errado! Não, você pode desafiar o gênio em seu ponto mais fraco, relacionamento. Faça com que ele apresente um report periodicamente de como está o andamento e ainda faça-o pedir a opinião dos demais.

Acredito que conseguimos falar de uma forma bem rápida e objetiva sobre algumas possibilidades para buscar a integração de uma equipe composta por ‘gênio’ e ‘meros mortais’, mesmo que saibamos que todos nós somos mortais, obviamente…

Pense nisso!!

 

 

2 responses to “Alta Performance

  1. Pingback: Entrosamento do time | Thiago Blanco·

  2. Pingback: Relação do Futebol e as Empresas - Thiago Blanco·

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s