X Semana de Gestão

“Existe apenas um bem, o conhecimento. Como também existe apenas um mal, a ignorância.”
Sócrates
 
Acredito que esse seja um pensamento muito propício para iniciar este curto post sobre a X Semana de Gestão que ocorreu no período de 10 à 12 de Junho no UniCesumar aqui, em Maringá. Reunindo professores, executivos e acadêmicos de todas as áreas de gestão, desde tecnólogos à bacharelandos.
 
 
Esse evento é promovido anualmente pelo Centro Universitário de Maringá, contando com a dedicação e compromisso dos professores ligados à coordenação do curso de Administração da UniCesumar, atualmente a coordenação está sob gestão do Professor Ms. Anderson Toregeani.
 
 
Na minha opinião, a edição de 2013 sem dúvida alguma, foi uma das melhores, isso se não for “a” melhor edição desde o início dessa semana voltada para reflexões no campo da administração que eu participo na instituição, desde 2009 quando iniciei meu bacharelado em Adm.
 
 
Tive o privilégio de conhecer pessoas que viverão e viver a gestão na prática e que puderam transmitir um pouco de suas experiências, relatando suas dificuldades, erros e acertos, dando dicas, apontando caminhos e dividindo boas práticas.
 
 
A grade do evento foi dimensionada para trazer tanto assuntos práticos como também técnicas modernas de modelagem de negócio, e por final uma boa pitada de exemplo de determinação e perseverança.
 
“O futuro esta nas mãos daqueles que acreditam na beleza de seus sonhos.”
Roosevelt
 
 
Para começar, contamos com a experiência de Yoshio Kawakami, ex-presidente da Volvo Construction Equipament Latin America com o tema, “Gestão de Carreira e Experiência Internacional”. Enriquecendo os participantes com cases e variados exemplos vivenciados por ele durante seus mais de 40 anos como executivo de multinacionais, ocupando cargos de ponta como a presidência para América Latina da Volvo Equipamentos de Construção.
 
 
No segundo dia do evento, tivemos a participação do então presidente do CRA/PR o Sr. Gilberto Serpa Griebeler, trazendo dados mercadológicos sobre o mercado para os profissionais de administração e na mesma linha de análise do mercado, enfatizou a importância dos acadêmicos dessa área buscar sua diferenciação no mercado, que aliás, não há espaço para todos e aqueles estiverem preparados, serão disputados para ocupar cargos que estão a espera de gente qualificada para trabalhar, a pesquisa a qual embasa o posicionamento desta palestra, pode ser acessada neste link.
 
 
Encerrando os trabalhos neste dia (11), foi a vez do Consultor e Instrutor do Sebrae e ACIM o Sr. Eraldo Luiz Pasquini com o tema “Metodologia Canvas”, mostrando o poder dessa metodologia para construção de modelos de negócios. O canvas é uma proposta de trabalho voltada para negócios inovadores, que buscam diferenciação no mercado, sua principal funcionalidade é a simples e rápida interpretação dos fatores chaves de sucesso do negócios e os pontos chaves de execução do mesmo, dessa o ponto forte da ferramenta é a comunicação visual desses fatores, ou seja, num quadro com delimitações, temos a distribuição de todos os pontos relevantes para aquele negócio, oferendo transparência e simplicidade na gestão do modelo de negócio.
 
 
Para concluir com excelência a edição de 2013 da Semana de Gestão – UniCesumar, contamos com o surpreendente testemunho de vida, isso mesmo, Edemilton Pozza deu show no palco como exemplo de determinação e perseverança, além de narrar sua própria trajetória, ele ainda teve a competência de transmitir técnicas para alavancar sua imagem pessoal como profissional, estudante, amigo, enfim como gente comprometida com algum objetivo. Diante de exemplos de luta e posterior sucesso como o de Edemilton, um cara que pela palestra, não partiu do zero, mas sim do campo negativo, onde muitos não teríamos perspectiva alguma de futuro, ele enxergou algo e fez diferente até que alguém, também enxergasse esse diferencial dele e desse a oportunidade que mudaria a vida dele de cabeça para baixo.
 
 
Para concluir esse post, eu gostaria de deixar registrado que de nada adianta possuir conhecimento, experiências, técnicas diferentes, caso TODO esse conteúdo não seja socializado, acredito que não temos outro caminho à não ser o debate entre aqueles que são interessados em fazer diferente e em construir algo melhor, o ensinamento que eu absorvi dessa semana de gestão, é que devemos compartilhar nossas visões e conhecimentos em busca de construir alguma ‘coisa’ nova, diferente e possamos agregar valor à sociedade em algum momento de nossa história, se cada acadêmico escrever um mesmo post como esse, teríamos uma rede de opiniões que seriam suficientes para economizar muito tempo, e talvez até dinheiro, em nosso dia a dia como executivos na organização, talvez ainda estejamos no caminho de aprender uns com os outros, ao invés tentar trilhar nosso próprio caminho solitário, sem buscar novos horizontes…
 
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.” – Paulo Freire
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s